Ads 468x60px

6 de dez. de 2013

O GP Carlos Pellegrini (gr.I)

Gran Premio Carlos Pellegrini é a prova máxima do turfe argentino e uma das referências do turfe sulamericano. É disputado atualmente no Hipódromo de San Isidro na distancia de 2400 metros, aberto para cavalos de 3 anos ou mais idade proveniente de qualquer país. Sua origem se remonta a 1887, em honra a um dos fundadores e primeiro presidente do Jockey Club de Buenos Aires, Carlos Enrique José Pellegrini Bevans, que seria mais tarde, Presidente de la Nación Argentina. Em seus primeros anos, entre 1887 e 1939, a corrida se disputou no Hipódromo de Palermo, passando depois ao Hipódromo de San Isidro. Porém entre 1971 e 1979 o Grande Premio voltou a ser corrido em Palermo, pelo fechamento temporário de San Isidro.

Em geral ocorre no mês de dezembro e em 2013 será realizado dia 14 de dezembro, com 22 animais inscritos sendo 2 brasileiros, Gober e Ganesh, ambos do Stud Red Rafa e um Uruguaio (Generosidade) representando o Haras Phillipson.
Em seus mais de 100 edições apenas 6 brasileiros estiveram na foto da vitória, são eles:
Escorial.......................Francisco Irigoyen(chi)
Immensity...................Antonio Bolino
Much Better................Jorge Ricardo
Gorylla........................Jorge Ricardo
Xin Xu Lin..................Antonio Correa da Silva
Going Somewhere......Nelito Cunha
 Em 1877 em sua primeira realização foi vencido pelo inglês importado Stilleto (filho do também inglês Beaudesert). Em 1917 venceu o legendário Botafogo (filho do também argentino e ganhador do Pellegrini de 1905, Old Man), que em 1918 foi surpreendentemente derrotado por seu rival Grey Fox ( filho do importado Francês Le Samaritain). Em 1951 ganhou o grande ídolo argentino Yatasto (filho do inglês Selim Hassam). O primeiro cavalo brasileiro a vencer foi Escorial (filho do importado italiano Orsenigo) , montado pelo jóquei Francisco Yrigoyen, em 1959, batendo o também brasileiro Farwell, invicto no Brasil.

A lista mais completa com os vencedores de todas as edições você pode ver aqui.

Nenhum comentário:

 

Translate/Tradutor